Reforma agrária quer dizer divisão de terras. O governo brasileiro acha que quem tem muitos hectares de terra e não produz nada não deve continuar dono do lugar. Por quê? Porque outros muitos brasileiros que vivem no campo não têm onde plantar para sobreviver e porque o País precisa produzir para crescer e dar à sua população boas escolas, bons postos de saúde e lugares para a diversão. Isso chama-se democracia. E em uma democracia, o ideal é que todos tenham direitos iguais. E é isso que se pretende com a reforma agrária: distribuir renda, gerar trabalho e ativar a economia do interior do País.
A reforma agrária pode contribuir para a estabilidade social e política de um país, na medida em que possibilita uma melhora nas condições de vida. Porém a reforma agrária em muitos países da América Latina não é realizada de forma conveniente. Os únicos países em que a política de reforma agrária se concretizou foi Cuba e México.
O Banco da Terra
O Banco da Terra foi criado em 1999 e corresponde a uma nova instituiçãogovernamental, subordinada ao Ministério da Reforma Agrária, com o objetivo de realizar a reformaagrária segundo os mecanismos do mercado e viabilizar a pequena produção. Esse banco financia, emcondições favoráveis, o pequeno agricultor sem terra para a compra de uma pequena propriedade e aintrodução da infra-estrutura necessária ao início da produção.
domingo, 29 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário