domingo, 29 de julho de 2007

Ocupação territorial no periodo colonial e Caracteristicas históricas da concentração.

A concentração fundiária brasileira, que tem sua origem na colonização feita pelos Portugueses, foi sendo aprimorada ao longo dos séculos, apoiada pelas políticas governamentais que sempre privilegiaram o latifúndio em detrimento da realização da reforma agrária ou da agricultura familiar.

A concentração de terras foi iniciada com o sistema
colonial de capitanias hereditárias e com a concessão de sesmarias, que tinham como função a
produção de gêneros agrícolas comercializáveis e render tributos para a coroa portuguesa. Esse
modelo concentrador leva grande parcela da população a enfrentar a pobreza e coloca o Brasil entre
os 6 países mais injustos do mundo, se considerada a distribuição de renda, na atualidade

Atualmente, o modelo agrícola embasado no agronegócio monocultor e voltado para a exportação, se expande rapidamente. Fazendeiros, madeireiros, grandes plantadores da soja, de algodão, cana de açúcar, etc., em nome da modernidade e da produtividade, avançam sobre terras públicas, áreas indígenas, áreas ocupados por populações tradicionais e posseiros, ribeirinhos e outros. No afã de ampliar suas terras, acirram os conflitos no campo e produzem a violência das mais variadas formas como a super exploração no trabalho e o trabalho escravo, a grilagem das terras, os crimes ambientais, os espancamentos, seqüestros, ameaças e os assassinatos.

2 comentários:

Anônimo disse...

молодые голые киски http://free-3x.com/ порно онлайн школьницы и студентки free-3x.com/ малолетка с большой грудью фото [url=http://free-3x.com/]free-3x.com[/url]

Anônimo disse...

merseyside bioalp complains indias brother rightfully afull address news subjected tkudkjh
lolikneri havaqatsu